Entenda o que somente uma
plataforma profissional pode fazer por você.
“É muito importante o
empreendedor investir em uma plataforma de e-commerce. Nela, o potencial de
criar e personalizar sua loja são infinitamente maiores do que em uma mídia
social”.
O Facebook, Instagram,
WhatsApp são canais, criados para a interação pessoal, mas, são também
utilizados no universo comercial como suporte de vendas de produtos. A
estratégia até rende bons resultados, porém, investir em uma plataforma de
e-commerce é um passo que pode mudar totalmente a “cara” de uma empresa,
profissionalizando o atendimento e fazendo-a crescer.
A gama de ferramentas e
recursos oferecidos pelas plataformas de lojas virtuais (e-Commerce),
traz praticidade tanto para o consumidor quanto para o lojista, que tem toda a
sua operação facilitada e organizada de forma automática, o que não acontece em
negociações nas redes sociais.
“Como saber o número do
pedido daquela pessoa? Um mês após a compra, como você vai buscar a informação
daquele cliente para enviar um e-mail marketing? Como saber se o cliente já
comprou mais de uma vez? Então, se você quer trabalhar de forma profissional
precisa de uma plataforma”, afirmam os especialistas em internet e tecnologia.
Além disso, redes sociais
estão constantemente passando por mudanças, tendo novas funções acrescentadas
ou desativadas, o que pode influenciar na dinâmica de vendas.
Ainda não está convencido da importância de um sistema de e-commerce? Então confira, abaixo, algumas vantagens dessas plataformas e repense sua decisão!
1. Mais
profissionalismo e segurança.
Comprar pela internet não
inspira mais tanta desconfiança quanto no passado. O e-commerce conquistou o
consumidor e tem um espaço no mercado muito bem consolidado, mérito de lojas
virtuais bem estruturadas.
Pouco importa o porte do
negócio – quando o consumidor compra em uma loja virtual, tem a sensação
de estar lidando com uma empresa séria, profissional e segura, o que nem sempre
acontece em uma transação via rede social.
“Ter uma plataforma
estruturada vai passar confiança para o consumidor, pois ele estará comprando
de uma empresa, e não de uma pessoa”.
2. Vendas
a qualquer dia e horário.
A plataforma de e-commerce
oferece independência ao consumidor. “O cliente se beneficia com a maior
comodidade de poder fazer uma compra 24 horas por dia sem depender de um
vendedor”.
Se esse é um grande atrativo
para o consumidor, também é uma grande vantagem para o lojista, que pode vender
seus produtos mesmo quando não está online nas redes sociais.
É o caso da Nerd Zone,
loja virtual de produtos voltados para a cultura nerd e geek que também
trabalha com vendas por meio de um perfil no Instagram e do WhatsApp.
Ian Freitas, proprietário da
Nerd Zone, porém, reitera que esse atendimento está restrito ao horário de
trabalho da equipe, o que limita a possibilidade de compras a um período
específico do dia – coisa que não acontece no site da loja.
“A loja virtual está
aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, e gera pedidos sem que eles
precisem passar por alguém da equipe”.
3. Maior
praticidade no processamento de pedidos.
A loja virtual não só
promove a praticidade na compra a qualquer momento, como também possibilita um
controle cuidadoso de cada pedido. A gestão de vendas com o auxílio de uma
plataforma de e-commerce é muito mais prática e organizada.
Todas as etapas do
processamento do pedido são registradas e as informações são acessíveis e
detalhadas. Dessa forma, a segurança da transação é garantida tanto para o
consumidor quanto para o lojista.
“Quando um consumidor entra
em contato para obter informações sobre o pedido, basta entrar na plataforma e
você terá todo o histórico: dia da emissão da nota fiscal e o dia em que ele
foi postado. Quando você não tem isso, o risco de esquecer o pedido de um
cliente é muito grande”.
4. Facilidade
de monitoração de desempenho.
Graças à característica de
registros e históricos, a loja virtual oferece um grande diferencial para quem
tem um negócio: a chance de acompanhar de perto o desempenho da empresa sem
perder nenhum dado.
Além disso, com os dados
oferecidos ainda é possível mostrar produtos do interesse de cada cliente e
enviar mensagens quando itens são abandonados no carrinho, fazendo com que
a compra se concretize.
“Os relatórios disponíveis
nas plataformas facilitam a tomada de decisões que mantêm a empresa mais
competitiva no mercado, trazendo mais conversão de clientes e aumentando,
assim, seu faturamento”.
5. Possibilidade
de comunicação eficiente por e-mail.
Graças aos registros de
atividades e às informações que os clientes fornecem no momento do cadastro na
loja, é possível construir uma eficiente estratégia de comunicação por e-mail.
Contar com a possibilidade
do envio de e-mails transacionais é uma das grandes vantagens da
plataforma de e-commerce. “Por meio desses e-mails, o lojista informa cada
passo do processamento do pedido ao cliente, deixa-o a par do que está
acontecendo e transmite segurança”.
Além disso, a loja virtual
pode trabalhar as potencialidades do e-mail marketing enviando ofertas,
divulgando novidades em produtos, montando uma newsletter e criar um
relacionamento próximo e direto com cada cliente.
6. Maior
visibilidade dos produtos.
A loja virtual funciona como
uma espécie de vitrine na qual o consumidor pode encontrar todos os produtos do
estoque. A localização dos itens é facilitada pela existência de recursos
próprios das plataformas de venda como ferramenta de busca, páginas específicas
por tipo de produto, filtros por faixa de preço ou categoria.
Diferentemente das redes
sociais, nas quais informações acabam se perdendo no fluxo constante de
postagens, as lojas virtuais são organizadas e de fácil navegação, esse é um
dos pontos fortes da plataforma de e-commerce.
Dessa forma se tem mais
controle sobre a transação. “A loja virtual é de extrema importância para a
segurança da marca e do cliente”.
7. Ferramentas
integradas.
As plataformas costumam
contar com algumas integrações que facilitam tanto a vida dos lojistas como a
dos clientes. Por exemplo, pode ser integrada ao PagSeguro, Mercado Livre,
Correios e à plataforma de vendas do Facebook.
“Ferramentas como meio de
pagamento e sistema de frete (que já calcula e entrega o preço do frete
adequado) são essenciais para começar a vender”.
Ter todas essas informações
à mão e sem a necessidade de perguntar a um vendedor, como aconteceria nas
redes sociais, é algo que pode fazer toda a diferença para o consumidor.
8. Facilidade
na implantação de ações promocionais.
É fato que criar ofertas e
ações promocionais é importante para aumentar o volume de vendas, fazer crescer
o tíquete médio de compras, divulgar a marca e conquistar novos clientes.
Uma grande vantagem das
plataformas de e-commerce é a praticidade na hora de elaborar e controlar
programas de desconto e de fidelização do cliente. “Nossas plataformas
permitem a personalização desses programas de acordo com o perfil do consumidor
e o histórico de vendas”.
Você também pode, de maneira
simples, diminuir o preço de um produto apenas por um período determinado, o
que elimina o risco de acabar confundindo o consumidor, algo que pode não
acontecer com tanta fluidez nas redes sociais.
9. Possibilidade
de investir em SEO.
As técnicas de SEO são
uma das mais importantes áreas de um e-commerce. Afinal, quem não sonha em
aparecer entre os primeiros resultados do Google?
“O SEO acaba tendo sempre
uma taxa de conversão maior que o CPC. Aparecer entre os primeiros da busca
orgânica pode ser o destaque que o lojista precisa para crescer”.
Como a loja virtual pode ser
otimizada para os sites de busca, ela se torna a principal porta de entrada da
marca. Isso faz com que seja por meio dela que todos os canais em que a empresa
está presente sejam divulgados – inclusive as redes sociais.
É o que acontece com a Dot
Paper, e-commerce de papelaria. A marca aposta nas vendas pelo Instagram,
WhatsApp e e-mail, conseguindo um bom retorno de vendas por esses canais. Ainda
assim, não abre mão de sua loja virtual.
Na loja virtual, aproveitam
para divulgar os canais da marca: Facebook, Instagram, telefone e endereço da
loja física. É, também, um espaço em que a história da empresa pode ser
encontrada pelos consumidores, algo que não pode ser disponibilizado de forma
fixa nas redes sociais.
Embora as opções sejam
muitas, é preciso ficar atento na hora de escolher a plataforma para garantir
que está apostando em algo que pode oferecer os recursos desejados.
Convencido da importância da
loja virtual? Então, não perca tempo e crie sua loja virtual com a Team Store Tecnológica.