Gigante de comércio eletrônico chinês JD.com desafia a Amazon com as primeiras ‘lojas robóticas’ na Europa.
A gigante chinesa de
comércio JD.com abriu duas lojas de varejo na Holanda que, segundo ela, serão
equipadas com a entrega e entrega de pacotes eletrônicos.
As “lojas robóticas” com a
marca Ochama marcam a primeira incursão da JD.com na Europa com lojas
físicas. Ele destaca as ambições do gigante chinês de expandir além da
China.
A entrada do JD.com na
Europa marca o início de um desafio potencial para a gigante americana de
comércio eletrônico Amazon.
A gigante chinesa de
comércio JD.com abriu duas lojas de varejo na Holanda que, segundo
ela, serão equipadas com a entrega e entrega de pacotes eletrônicos.
As “lojas robóticas”, com a
marca Ochama, estão localizadas nas cidades de Leiden e Roterdã e marcam a
primeira incursão do JD.com na Europa com lojas físicas. Ele destaca as
ambições do gigante chinês de expandir além da China.
O JD.com disse que os
compradores podem usar o aplicativo Ochama para encomendar produtos de
alimentos de beleza e artigos de decoração. Eles podem então ir à loja
onde veículos automatizados e braços robóticos selecionarão e classificarão os
pedidos. Quando um comprador chegar à loja, ele pode escanear um código de
barras seu aplicativo e seus pedidos serão levados até ele por meio de uma
esteira rolante.
Os pedidos também podem ser
entregues.
A entrada do JD.com na
Europa marca o início de um desafio potencial para a Amazônia . A
gigante do comércio eletrônico dos EUA lançou suas mercadorias sem caixa,
chamadas Amazon Go nos EUA e Amazon Fresh no Reino Unido .
A empresa chinesa de
comércio eletrônico disse que planeja abrir mais duas lojas nas cidades de
Amsterdã e Utrecht, na Holanda.
As lojas Ochama combinam o
foco da JD.com em logística e e-commerce. Na China, a empresa opera
seu próprio braço de logística e planeja expandir também
internacionalmente. A JD.com também opera um enorme negócio de comércio
eletrônico na segunda maior economia do mundo.
A JD.com ainda obtém a maior
parte de sua receita da China, mas nos últimos anos expandiu sua presença no
exterior. A empresa opera um site de compras online chamado Joybuy.com
para clientes internacionais. Possui uma joint venture de comércio
eletrônico na Tailândia e também é o maior acionista da plataforma de compras
vietnamita Tiki.
Em uma entrevista em
novembro , Xin Lijun, o recém-nomeado executivo-chefe do negócio de varejo
da JD, disse à CNBC que a empresa estava realizando “análises estratégicas
adicionais no Vietnã e na Europa” como locais em potencial para expansão.