Um gigante de chips dos EUA Nvidia está encontrando sucesso na China ao experimentar o boom de EV do país.
Vários fabricantes de carros
elétricos chineses, de Xpeng a Nio, estão voltando para semicondutores da
gigante de chips americana Nvidia para alimentar seus sistemas de direção
semi-autônoma.
Um analista disse que esses
sistemas avançados de assistência ao motorista, ou ADAS, podem ser um
“diferencial chave” para os fabricantes de veículos elétricos.
A Tesla projeta seus
próprios chips para seus recursos semi-autônomos. As chinesas de veículos
elétricos estão usando chips da Nvi para empresas aumentar a concorrência com a
gigante automobilística americana.
Várias montadoras chinesas
estão buscando a Nvidia para um gigante de chips americanos, à medida que aumenta a concorrência com a Tesla no
maior mercado de automóveis do mundo.
As startups chinesas
Xpeng e Nio estão usando o chip Nvidia Drive Orin em seus carros
mais recentes. A Baidu , que no ano passado lançou uma unidade
automotiva chamada Jidu, anunciou planos de usar o mesmo chip Nvidia em seu
próximo carro, assim como a Polestar, uma marca da gigante automobilística
chinesa Geely .
Com este software que oferece
a N recursos para um chip proporcionar o máximo de uma plataforma para
oferecer.
“Para uma empresa chinesa de
veículos elétricos, ou globalmente não há muito que se comparar ao que a Nvidia
pode oferecer”, disse Bevin Jacob, sócio da empresa de consultoria e
investimentos Automobility, com sede em Xangai.
No entanto, essas montadoras
chinesas não estão lançando carros totalmente independentes. Em vez disso,
eles estão se concentrando no chamado sistema avançado de assistência ao
motorista , ou ADAS . São sistemas que permitem que o
carro pareça algumas funções de forma semi-autônoma, como a mudança de
faixa. Por exemplo, o ADAS da Tesla é chamado Autopilot enquanto o sistema
da Xpeng é Xpilot.
ADAS próximo de perto e com
outros recursos elétricos como são os “principais de passagem” na geração
administrativa e Boston Consulting Group.
“A maioria dos modelos de EV
hoje competem em segmentos de preço onde ter ADAS é fundamental do ponto de
vista da expectativa do cliente”, disse Arora. “Os primeiros a usar a
tecnologia também são provavelmente os primeiros a adotar a tecnologia e a
valorizar mais os recursos da tecnologia”.
Competição Tesla na China
A concorrência no mercado de
veículos elétricos da China, que apresentará forte crescimento novamente em
2022, está se intensificando.
A Nvidia dessa competição é
intensa entre os fabricantes de veículos elétricos da China.
A Tesla Elon Musk, que tem
uma fábrica em Xangai, vendeu um número de registros de carros fabricados e
sua marca continua forte na China em dezembro, apesar de enfrentar uma de
suas piores crises de relações públicas no país no ano passado.
A fabricante de veículos
elétricos dos EUA não usa chips Nvidia. Em vez disso, seus próprios
semicondutores são chamados para alimentar seu chip ADAS Full Self-Driving
(FSD).
Embora a Tesla esteja
investindo em todos os projetos de chips, isso não é realista como empresas de
veículos elétricos, principalmente como startups focadas em produção e
colocação de carros nas mãos dos clientes.
É por isso que eles estão
voltando para a Nvidia em busca de chips para alimentar os recursos do ADAS
para rival com a Tesla.
“A Tesla tem uma liderança
definível em chinês do FSD com os players de EV agora em parceria agressiva com
a Nvidia, diretora disse Daniel Iveh, administrativo da CNBC por e-
correspondência.
“A Nvidia tem raízes fortes
no mercado chinês e desenvolver ainda mais seu negócio de chips automotivos em
torno do FSD estrategicamente importante.”